sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março – Dia Internacional da Mulher


Todos os anos, no dia 8 de março, nós, mulheres, recebemos flores e carinho das pessoas que amamos. Isso é muito importante e muito bom, mas neste dia é fundamental refletir sobre o papel da mulher na sociedade.

Confira a opinião da professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinhas, em entrevista para a Revista Nova Escola.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinhas.

No Brasil, em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Já conquistamos muito, mas devemos continuar lutando por nossos direitos. As mulheres ainda recebem menos que homens em cargos de mesmo nível hierárquico, e a violência contra a mulher é uma realidade.

Parabéns a todas as mulheres, que lutam diariamente para cumprir suas obrigações profissionais aliadas à educação de seus filhos e à manutenção de um lar feliz. Parabéns a todas as mulheres, mães, irmãs, amigas... Parabéns!




Saiba mais!
A Revista Nova Escola, da Editora Abril, conta de forma de sucinta a história da data, confira aqui.


 Por Camila Duarte

0 comentários:

Seguidores