terça-feira, 3 de julho de 2012

Roer Unhas: como perder esse hábito


Você roe unhas, mas está cansada disso? Bom, ando recebendo muitos e-mails de leitoras que dizem roem as unhas e querem saber como fazem para parar com esse hábito. Então pensando nisso resolvi dar algumas dicas e truques para parar de roer unhas.  Esse realmente é um habito que, por incrível que pareça, é mais comum do que a gente pensa.


Eu mesma, ainda o possuo e estou disposta a parar, então sei bem como é angustiante ter que esconder os dedos dos outros de vergonha, tomar choque no chuveiro, enroscar as mãos em roupas e etc…quem tem esse mau hábito, sabe dos muito problemas que unhas roídas trazem, né?

Então vamos lá. Para ser franca, não existe nenhuma solução mágica ou um produto revolucionário que faça esse milagre. Parar de roer as unhas vai mais além de apenas um fato. Depende apenas e, exclusivamente de duas coisas: força de vontade e você querer!


Vamos aos fatos cientificos que recorri ao Wikipedia:Roer unhas é o habito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés  durante um periodo de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade.
Efeitos colaterais negativos:Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.
Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.
Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas.

Bom, roer a unha, como vimos a cima, só nos tras malefícios. Por isso estou disposta a parar. Minha mãe e até minha chefe viviam me dando bronca porque eu fico com a mão na boca, seja roendo a unha, ou mordendo o dedo (de leve, é claro).

Sempre quis minhas unhas grandes e aprendi que para isso basta mantermos as unhas sempre pintadas e bonitas. Sem dúvidas, manter a unha feita e bonitinha ajuda e muito! Claro que o hábito de roer unhas está ligado à ansiedade. Para quem tá bem disposta a largar essa mania feia como eu e começar a ter unhas bonitinhas, preparei algumas dicas:

Dica nº 1:
A alternativa mais fácil e comum para conseguir não roer as unhas é deixá-las bem feitinhas. Lixá-las, aplicar esmaltes, mesmo que clarinhos, enfeites e etc..Assim você perderá a vontade de colocá-las na boca.


Dicas nº 2:
De forma geral, é preciso cuidar da auto-estima e incentivar o alívio de ansiedade. Uma forma legal para isso é praticar esportes ou se dedicar a outras atividades recreativas. Se for como eu e odeia ir a uma academia, vá andar de bicicleta, ou caminhar com seu cachorro, ouça musicas enquanto faz essas atividades. Garanto que a diversão é maior.


Dicas nº 3:
Que tal para a dica três, manter as mãos bem ocupadas? Pois é, pode ser com trabalhos manuais, que além de aliviar as tensões, tiram o foco da mania de roer unhas. Pode ser pintura, artesanato, bordado, ou até mesmo tocar algum instrumento.




Dicas nº 4:
Se nenhuma sugestão anterior resolver o problema, vamos apelar para a dica 4. Você pode cobrir as unhas com esparadrapos, passar pimenta, óleo ou produto com gosto amargo e desagradável nos dedos.



Fique Ligada
O mais importante é estar consciente de que você possui um escape de sua ansiedade no hábito de roer unhas para que se possa pensar em tratá-lo. Com frequência, o ato de levar os dedos à boca é substituído por outros, como morder objetos ou mascar chicletes. Isso é válido, contanto que um hábito pior não seja adotado.

Por isso, se você perceber que seu caso está piorando, procure um médico. Seu problema com a ansiedade pode ser tratado de uma forma super simples e o hábito de roer unhas deixa de ser um problema na sua vida.







0 comentários:

Seguidores