quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Indicação de livro da semana: A Invenção de Hugo Cabret


A Invenção de Hugo Cabret é uma obra do norte-americano Brian Selznick. É o típico livro que qualquer adulto, mesmo dando a si próprio a desculpa que está a comprá-lo para os filhos, não resistirá a espreitar e folhear. 



Sinopse:
Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.




Crítica:
A Invenção de Hugo Cabret é, acima de tudo, uma obra de arte. O livro tem mais de 500 páginas, na sua grande maioria, preenchidas por ilustrações e também por algumas fotos da época, entremeadas por pequenos textos, que servem como uma espécie de guia para a história visual que vamos acompanhando.

A arte é impecável fazendo você imaginar a movimentação dos personagens, como seus sentimentos somente olhando as pelas artes espalhadas pelas paginas negras do livro, alem é claro ambientação da historia que se passa na Paris dos anos 30.

É um livro bem escrito, simples, belo, e bem estruturado, apresentando uma história consistente que só não é complexa por ser apresentada de uma forma clara. Não lhe faltam elementos capazes de prender o leitor: suspense, acção, amor, emoção, amizade, mistério… há por ali muitos segredos, nenhuma das personagens é totalmente transparente de início e todas escondem algo nas suas vidas.

A historia é tão inovadora e emocionante que foi adaptada para o cinema.




4 comentários:

Marcos Pêgas disse...

Gostei da postagem, logo roubei suas informações que foram muito bem pesquisadas, estou até pensando em ver esse livro no cinema...rs

está em:
http://kabuteria.blogspot.com/2012/02/indicacao-de-livro-invencao-de-hugo.html

Marianne Aroca disse...

Que bom que gostou, informações? Sem problemas, sempre são precisas ;)

Marcos Pêgas disse...

Valeu contem conosco no que for precisar tambem, nosso histórico estará sempre a disposição !!!

Marianne Aroca disse...

Ahh, muito obrigada Marcos, é muito bom saber!

Seguidores