terça-feira, 6 de março de 2012

O encanto da Música Clássica

Ao ouvirmos falar de música clássica logo nos pensamos em Mozart, Bach, Beethoven e tantos outros famosos compositores, como Mozart, Gluck, Haydn, Tchaikovsky, Chopin, Vivaldi, Debussy, etc. 

Cada musica tem seu estilo propriamente dito, como tantos outros gêneros musicais, mas a música clássica tem o seu diferencial, é conhecida por ser exemplar, séria, ou como diriam os mais tradicionais, musica de alta qualidade.

Uma das mais notáveis diferenças entre a musica clássica e os outros gêneros de musica são as maravilhosas composições, como por exemplo, a musica popular é entoada oralmente, já a musica clássica, é composta de notas musicais. 

Músicas Clássicas são consideradas como um símbolo de eventos como óperas, oratórios, sinfonias, sonatas, entre outras, podendo acontecer através de um instrumento solo, ou com uma orquestra sinfônica com direito a coral e tudo o mais. 

Hoje em dia, é difícil de acreditar que as pessoas de séculos passados gostavam em ouvir esse universo musical, devido às muitas opções e variedades que temos hoje em relação a estilos de musica, porém era um costume da época, ouvir esse tipo de musica.

Na história da musica clássica vemos compositores que ficaram marcados pelo resto de suas vidas pó suas maravilhosas musicas, e com certeza a musica clássica ainda será falada durante várias gerações, pois foi um tipo de música que deixou um marco histórico muito grande, o que faz com que ela seja lembrada até os dias de hoje.


Conheça três dos mais famosos compositores:

* Informações retiradas do wikipedia


Ludwig Van Beethoven - foi um compositor alemão do período de transição entre século XVIII e o século XIX. É considerado um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Com apenas onze anos de idade, compôs as suas primeiras peças, iniciando a sua carreira de compositor. Com 21 anos tornou-se um pianista virtuoso, cultivando admiradores, os quais muitos da aristocracia. Começou a publicar as suas obras em 1793, as quais suas primeiras obras-primas foram as Três Sonatas para Piano Op.2 de1794 a 1795.
Por volta de 1796, quando Ludwig tinha seus 26 anos de idade, foi-lhe diagnosticado a congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões. Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade estava praticamente surdo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, Ludwig jamais perdeu a audição por completo, muito embora nos seus últimos anos de vida a tivesse perdido, condições que não o impediram de acompanhar uma apresentação musical.
Para muitos, a sua maior obra-prima foi a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125. De 1816 até 1827, ano da sua morte, ainda conseguiu compor aproximadamente 44 obras musicais. Sua influência na história da música foi imensa, e ao morrer, em 26 de Março de 1827, estava trabalhando numa nova sinfonia.


Wolfgang Amadeus Mozart - foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa, na adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o fizeram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas não obteve sucesso.
Foi em Viena que ele conquistou sua fama, porém pouca estabilidade financeira. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente. Conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas.


Johann Sebastian Bach - foi um compositor, cantor, maestro, professor, organista, cravista, violista e violinista da Alemanha. Nasceu em uma família de longa tradição musical, e desde cedo mostrou possuir talento e logo se tornou um músico completo. Estudante incansável, ele adquiriu um vasto conhecimento da música de sua época e das gerações anteriores. Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influência desta que foi uma das formas mais populares do período Barroco.
Sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e se tornou legendária, sendo considerado o maior virtuose de sua geração e um especialista na construção de órgãos. Também tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor seu mérito só recebeu aprovação limitada e nunca foi exatamente popular, ainda que vários críticos que o conheceram o louvassem como grande. A maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte, mas sua recuperação iniciou no século XIX e desde então seu prestígio não parou de crescer. Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos.




0 comentários:

Seguidores